skip to main | skip to sidebar
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Pesca predatória vitima outro filhote de peixe-boi

Crédito: Clara Roman
Um filhote de peixe-boi foi mantido em cativeiro durante sete dias na Comunidade São Sebastião, na zona rural do município de Manacapuru, há 68 km de Manaus, no Amazonas. Com aproximadamente um mês de vida, o mamífero – uma fêmea - foi vítima de caça ilegal e apresentava sinais de maus tratos. O resgate foi feito na semana passada por policiais da Patrulha Ambiental e o animal foi levado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), onde recebe cuidados especiais da Equipe Amiga do Peixe-boi.

Esse é o terceiro animal da mesma localidade que chega ao Inpa em menos de uma semana. Já são 10 filhotes resgatados este ano no estado. “Os últimos que chegaram apresentaram sinais de maus tratos. Isso significa que as pessoas estão tentando mantê-los em cativeiro. É importante dizer que essa prática é ilegal, que está sujeita à multa e à prisão. Pelo histórico do resgate, provavelmente esses animais tiveram suas mães caçadas e se continuarmos nesse ritmo, logo o peixe-boi pode se tornar extinto”, alerta Anselmo d’Affonseca, veterinário do Inpa.

A caça ao peixe boi é ilegal e quem quiser denunciar casos semelhantes deve entrar em contato com o Batalhão de Policiamento Ambiental pelo telefone 92-32148904, 92 3613-3094 (Ibama) e 92 3236-2739 (Ampa). Em caso de dúvidas ou se o leitor morar em outro estado, pode entrar em contato com a Linha Verde do Ibama pelo telefone 0800-61-80-80 para saber endereços e telefones dos órgãos ambientais de todo o Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário